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Este guia tem como objetivo lhe apresentar as ferramentas da plataforma Google Meu Negócio (GMB), assim como tirar dúvidas, respondendo a perguntas frequentes sobre a sua utilização.
Através deste conteúdo, também será possível identificar oportunidades para otimizar as possíveis formas de uso da ferramenta e potencializar estratégias para começar ou melhorar a presença digital do seu negócio.
Boa leitura!
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Aumentar a visibilidade do seu negócio local no Google nunca foi tão importante. Além disso, melhorar a relevância do estabelecimento nos resultados de pesquisa, pode ajudar a sua empresa a atrair mais consumidores para visitar o local, traçar rotas e clicar na opção de entrar em contato dentro do perfil Google Meu Negócio da loja.
Isso aumenta suas chances de realizar a venda e mostra, através das avaliações dos clientes, o quão confiável o seu negócio é para outros possíveis compradores.
Segundo dados de pesquisas realizadas pelo próprio Google, 46% de todas as pesquisas na plataforma são de pessoas procurando informações sobre negócios locais, e que 4 em cada 5 consumidores usam mecanismos de pesquisa para encontrar informações locais.
Ou seja: se um consumidor procura por negócios locais no Google para realizar sua compra, ele irá encontrar os negócios que estão cadastrados de forma correta na ferramenta Google Meu Negócio, tornando indispensável que a sua empresa considere a presença digital na ferramenta e a mantenha atualizada.
Por esse motivo, é fundamental implementar a estratégia que chamamos de SEO local, ou seja, tornar-se relevante nas pesquisas locais que consideram um raio de 20km de distância.
Para chegar ao sucesso através do SEO como negócio local, você precisa ter grande visibilidade no Google Meu Negócio. Por isso, vamos contar tudo o que você precisa saber para fazer bonito, sem gastar nada e ainda melhorar sua presença digital no Google.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita para empresas que possui vários recursos importantes para negócios locais. Através dele, é possível gerenciar a presença na rede de Pesquisa Google e também no Google Maps.
O Google Meu Negócio foi muito além de uma simples listagem de empresas e, graças a uma variedade de recursos e funções, agora é considerado uma parte essencial do SEO local.
Ao se cadastrar você irá melhorar seu posicionamento e terá um perfil detalhado para ser apresentado às pessoas que buscam pelos seus produtos nas proximidades.
Além disso, com o Google Maps as pessoas poderão encontrar seu perfil no Google, traçar rotas, realizar chamadas ou acessar o site da empresa.
Veja como o Google descreve o Google Meu Negócio (GMB):
“O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar para empresas e organizações gerenciarem sua presença on-line no Google, incluindo Pesquisa e Maps. Para ajudar os clientes a encontrar sua empresa e para contar-lhes sua história, você pode verificar sua empresa e editar suas informações comerciais.”
As informações do seu negócio serão exibidas no Painel de conhecimento do Google quando uma pesquisa for realizada.
Nele, o Google apresenta informações resumidas em SERPs para fornecer aos usuários um meio rápido e fácil de obter as informações de que precisam.
Como é exibido?
O Painel de conhecimento do Google é exibido em no formato de caixa, e aparece no canto superior direito dos resultados de pesquisa quando realizado por computadores desktop, e próximo ao topo da tela quando realizado no celular, quando alguém pesquisa sua empresa pelo nome.
O Pacote Local do Google é a lista de empresas que aparecem abaixo do mapa nos resultados de pesquisa. Isso é mostrado quando um usuário realiza uma pesquisa no Google com intenção local, ou seja, coloca na pesquisa a cidade ou bairro que ele deseja encontrar o negócio.
Inicialmente, três perfis são mostrados, mas você pode expandir para ver mais.
Obs: Você não precisa de um site para aparecer no pacote local de negócios do Google, apenas com o Perfil do Google Meu Negócio já é possível se classificar para ser visualizado.
O Google Maps é um serviço usado para obter a localização do estabelecimento, nele é possível conseguir direções, traçar rotas com o GPS e descobrir empresas e locais.
A maioria dos consumidores está familiarizada com o Google Maps, tanto em forma de aplicativo, quanto no desktop, provavelmente já o usou para localizar uma residência ou ponto de referência local pelo menos uma vez.
No entanto, também é um lugar importante para as empresas locais ganharem visibilidade e serem encontradas pelo consumidor que prefere ir até a loja.
O principal motivo de ter presença digital no Google é se fazer presente e relevante onde os consumidores estão e podem lhe ver.
Os consumidores usam o Google Meu Negócio por uma série de motivos, veja abaixo alguns deles:
Veja a seguir os benefícios de ter um perfil bem configurado e atualizado no Google meu negócio (GMB):
Com o desuso das listas amarelas, o Google se tornou a principal fonte de informações e contato sobre os estabelecimentos.
Ter um perfil do GMB torna muito mais fácil para os consumidores localizarem informações como o número de telefone, endereço ou políticas de saúde e segurança de uma empresa.
No GMB é possível visualizar produtos e ofertas dos estabelecimentos através de posts com imagens e descrições que chamem atenção.
Desta forma o consumidor consegue analisar e comparar ofertas, salvar imagens e decidir onde comprar de uma forma rápida e fácil.
No GMB, os usuário que pesquisam por negócios e produtos em estabelecimentos locais, podem visualizar fotos, deixar comentários e fazer avaliações.
Isso ajuda o consumidor a tomar sua decisão de compra, baseando-se em evidências visuais de que a empresa possui qualidade.
Muitos estabelecimentos possuem restrição de horários ou, devido a crise sanitária, possuem protocolos de distanciamento social e limite de pessoas.
Com o GMB, é possível realizar o agendamento de horários para visita e fazer reservas de produtos para buscar mais tarde.
No GMB e Google Maps, usuários podem fazer listas de empresas e locais favoritos, tornando simples a jornada de compra ao deixar seu estabelecimento favorito salvo na sua pesquisa local.
O GMB é o principal fator de classificação local de uma empresa. De acordo com uma pesquisa muito respeitada do Whitespark, o Google Meu Negócio é o principal fator de classificação local.
Isso significa que o Google Meu Negócio tem o maior impacto sobre onde sua empresa aparece nos resultados de pesquisas de empresas locais.
O GMB não é apenas um fator de classificação conhecido, mas as otimizações do GMB são elogiadas por especialistas em SEO local como uma das maneiras mais eficazes de aumentar a visibilidade do negócio de vizinhança.
Portanto, tirar o máximo proveito do Google Meu Negócio pode ser um diferencial competitivo aumentando a classificação da sua empresa para termos pesquisas relacionadas.
Os perfis do Google Meu Negócio apresentam uma infinidade de funções, incluindo links que facilitam ligar para a empresa, obter rotas e até mesmo agendar horário.
Isso significa que mais ações, como conversões para venda, estão ocorrendo nos resultados da pesquisa do Google, sem que o usuário precise entrar no site da empresa.
Você sabia que é possível usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar a relevância dos produtos que sua empresa comercializa de forma local?
Ao realizar postagens frequentes no seu perfil do GMB, a sua empresa e produtos são citados mais vezes na plataforma, colocando textos, imagens e palavras-chaves adequadas que evidenciam os seus produtos nos resultados de busca.
Isso torna o seu negócio mais relevante, aparecendo nos resultados de pesquisa de quem busca por termos relacionados ao seu tipo de negócio e produtos.
O Google Meu Negócio é totalmente gratuito e não custa nada configurar o seu negócio na plataforma.
Não há nenhuma opção premium, e você tem acesso total à ferramenta imediatamente ao configurar sua página.
Depois de configurar e concluir o máximo possível do seu perfil do GMB, você pode ir além e otimizá-lo ainda mais.
Abaixo, reunimos alguns dos conceitos básicos de otimização do GMB que achamos que você precisa saber para melhorar sua visibilidade, incluindo respostas a algumas perguntas comuns:
Você não precisa usar palavras-chave em excesso na descrição. No entanto, vale a pena ler as diretrizes do Google para evitar erros que possam fazer com que seu perfil seja suspenso.
As postagens são uma ótima maneira de melhorar seu perfil do GMB.
Com elas, você compartilha conteúdo diretamente na sua página, que também é exibida no painel de conhecimento, o que oferece uma ótima oportunidade de você se destacar.
Não caia na tentação de deixar comentários falsos ou comprar comentários de outras pessoas.
Para incentivar os usuários a deixar comentários, você precisa incorporar na sua cultura organizacional a solicitação para que os clientes deixem uma avaliação na sua página ou comente como foi sua experiência.
Crie postagens que fale sobre a importância da avaliação, crie e-mail que falem sobre o assunto e aos clientes mais fiéis e de longa data solicite pessoalmente uma avaliação.
É essencial garantir que o logotipo, as imagens de capa do seu perfil e posts do GMB são nítidas, do tamanho correto e se destacam para os clientes em potencial.
Veja a seguir os tamanhos e formatos recomendados pelo Google:
Foto de perfil: 250 x 250 px
Foto de capa: 1080 x 608 px
Imagens das postagens: 1200 x 900 px
Formato: JPEG/PNG
Tamanho: 10 KB a 5 MB
Quando terminar, clique em “Aplicar”. As alterações podem demorar um pouco para serem exibidas. É possível que o GMB revise a alteração antes de publicá-la.
Em “adicionar localização” na guia “gerenciar locais” no Google Meu Negócio, há uma opção para adicionar um único local ou importar locais.
Se você quer fazer perfis apenas de alguns locais, talvez faça mais sentido fazer isso individualmente como locais separados, mas se você gerencia muitos locais, é mais interessante importar em massa.
Você poderá importar vários locais e incluí-los no GMB, mas primeiro precisará baixar o modelo que usará em uma planilha.
Esse recurso também pode ser usado para editar perfis do GMB que já existem.
Em alguns casos, você descobrirá que já tem uma página configurada. Normalmente, isso significa que você ou outra pessoa já configurou um perfil no GMB anteriormente.
Se precisar reivindicar uma página verificada do GMB basta seguir os passos a seguir:
Não é incomum que o GMB seja configurado com contas pessoais no início de um negócio. Essa pode ser a dica de que você precisa descobrir o e-mail cadastrado e reivindicar sua página.
Para empresas que vendem produtos (em vez de serviços), esse tipo de postagem é uma ótima maneira de promover ofertas e incentivar o movimento na loja.
O tipo Postagem de produto permite que você compartilhe um nome de produto, foto, categoria, preço e descrição (embora preço e descrição sejam campos opcionais).
É importante observar que, embora as postagens de produto sejam adicionadas como postagens por meio do painel do GMB normalmente, a atualização aparecerá na seção ‘Produtos’ da sua lista.
Curiosamente, e ao contrário dos outros tipos de postagem, esta não é uma postagem que você pode adicionar manualmente por meio do painel do Google Meu Negócio.
Se você atualizar seu horário de funcionamento no GMB, o Google compartilhará isso automaticamente como uma postagem, que aparecerá na seção ‘Atualizações’ do seu perfil, junto com outras postagens.
A opção de atualização da Covid-19 foi projetada para permitir que as empresas atualizem seus clientes sobre novas restrições de abertura, medidas de saúde e segurança e políticas na loja.
O Google também sugere que as empresas podem usar esse tipo de postagem para fornecer informações sobre como os clientes podem apoiar as empresas enquanto as lojas podem ser fechadas, como por meio de cartões-presente.
Por ser uma opção relativamente nova, muitas empresas continuam a optar por usar o tipo de Post genérico ‘novidades’ para atualizar seus clientes.
Se você optar por ativar o recurso de mensagens, os clientes poderão contatá-lo diretamente por meio de sua listagem e um botão aparecerá ao lado de outras funções, como ‘ligar’ e ‘site’.
Para ativar o recurso de mensagens do GMB, você precisa fazer login em seu perfil do Google Meu Negócio e clicar em ‘Mensagens’. Você pode, então, gerenciar as mensagens recebidas por meio do aplicativo ou no site para desktop, conforme mostrado abaixo.
Quando se trata de usar o recurso Mensagens para falar com os clientes, você deve tratá-lo da mesma forma que faria com qualquer outro canal de atendimento ao cliente:
Você sabia que o Google Meu Negócio é uma ferramenta muito útil tanto para a indústria quanto para o comércio?
• Veja abaixo 3 exemplos de como o GMB pode ajudar marcas e negócios locais a crescer:
Cada dia mais pessoas utilizam as ferramentas do Google para pesquisar e descobrir onde comprar online ou nas proximidades.
O Google Meu Negócio ajuda marcas e negócios a se destacarem nos resultados de pesquisa, através das suas técnicas de SEO, ou seja, classifica a relevância de marcas e estabelecimentos comerciais pela qualidade dos seus conteúdos na plataforma.
Os pequenos e médios comércios são pontos de venda que fazem as grandes marcas chegarem aos consumidores nos bairros em que moram.
Desta forma, quanto mais as marcas investirem na presença digital dos varejos de vizinhança, maior será sua presença de marca na rotina dos consumidores.
Você chegou ao final deste guia abrangente do Google Meu Negócio e suas formas de utilização. Parabéns! Agora você pode se considerar um especialista na ferramenta.
Aqui você aprendeu desde por que o Google Meu Negócio é fundamental para a pesquisa local até os recursos que ele oferece e como usá-los, agora você sabe (quase) tudo o que há para saber sobre o GMB.
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