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O omnichannel visa proporcionar uma experiência fluida e consistente para o cliente, independentemente do canal que ele escolha para interagir com a marca. 

Neste blog, exploraremos exemplos de sua aplicação no Brasil, abordando diferentes setores.

Boa leitura!

O que é Omnichannel?

Omnichannel é a integração de todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa. Isso permite que o consumidor inicie uma interação em um canal (online), e a complete em outro (offline), como uma loja física, mantendo consistência na experiência.

Saiba mais sobre o omnichannel em nosso blog post: Omnichannel: o que é, conceito e como usar na sua empresa.

Empresas que utilizam Omnichannel no Brasil

No Brasil, diversas empresas têm adotado estratégias omnichannel para melhorar o relacionamento com seus clientes e aumentar a eficiência operacional. Algumas das empresas mais destacadas incluem:

Franquia

O Boticário: A empresa adotou uma estratégia omnichannel que integra suas lojas físicas ao e-commerce. Entre as iniciativas, destaca-se a opção para os clientes comprarem online e retirar na loja física.

Veja também:

Varejo

Heineken

A Heineken Brasil adotou a plataforma Gofind para melhorar a conexão entre oferta e demanda nos varejos, além de fortalecer a promoção digital de seus produtos e a capacidade de resposta à demanda na cadeia de distribuição. 

Tiago Maldaner, coordenador sênior de trade marketing digital da empresa, destacou que a plataforma, em parceria com o Google, mantém os perfis dos varejos atualizados com fotos, endereços, horários e telefones. Também permite a criação de websites gratuitos para as lojas, baseados no catálogo de produtos disponíveis.

Exemplo de omnichannel: Resultados alcançados pela Heineken com a parceria da Gofind
Resultados alcançados pela Heineken

Mais de 11 mil lojas foram beneficiadas até maio de 2023, sendo que metade delas não tinha presença online anteriormente. Este esforço visa não apenas melhorar a visibilidade dos varejistas nos resultados de busca, mas também aumentar as visitas e ligações às lojas, impactando positivamente a performance da Heineken Brasil e beneficiando consumidores, lojistas e fabricantes.

Saiba mais sobre esse case em: Heineken usa tecnologia Gofind e conecta milhares de pequenos varejos ao Google de forma gratuita.

Royal Canin

A Royal Canin, uma líder no segmento pet, busca melhorar a visibilidade e acessibilidade de seus produtos, orientando consumidores a encontrarem varejistas que comercializam seus produtos nas proximidades. A tecnologia desenvolvida pela Gofind, em parceria com o Google, visa aumentar o fluxo de clientes nas lojas parceiras da Royal Canin e facilitar a busca por seus produtos no Google e Google Maps.

Com esta iniciativa, a Royal Canin reforça seu compromisso com consumidores e parceiros, oferecendo um site automatizado gratuito para os lojistas. Esse site, que serve como uma vitrine digital, permite que clientes explorem o portfólio de produtos. A Royal Canin se encarrega da manutenção do site e atualização das informações dos produtos, proporcionando suporte digital e maior visibilidade online para os lojistas. Isso otimiza a comunicação com os tutores de pets e melhora o tempo de entrega dos produtos.

Confira o case completo em: Royal Canin utiliza tecnologia Gofind em prol da digitalização de pequenos negócios no mercado pet

Vida Veg

A Vida Veg enfrentava dificuldades para que consumidores encontrassem seus produtos plant-based refrigerados em lojas físicas e online. Para solucionar isso, adotou as soluções online to offline da Gofind, integrando o módulo “Localizador de Marca” aos seus canais de comunicação

Esse módulo exibe, em tempo real, a localização dos produtos via um mapa interativo, utilizando dados como CEP e localização geográfica. Além disso, a Vida Veg agora utiliza um Mapa de Calor para identificar a demanda regional e otimizar o abastecimento de pontos de venda.

Exemplo de omnichannel: Resultados alcançados pela Vida Veg com a parceria da Gofind
Resultados alcançados pela Vida Veg

A Vida Veg registrou um crescimento significativo em suas métricas: os cliques nos produtos aumentaram em 274%, demonstrando um interesse crescente em descobrir onde comprá-los. Além disso, houve um aumento de 336% nas interações nos pontos de venda que comercializam os produtos Vida Veg, incluindo ligações, traçar rotas no Google Maps, reservas e avaliações.


Confira mais sobre esse case em: Vida Veg aumenta a busca pelos seus produtos em 145% com as soluções Gofind

Ninho – Nestlé

No site e nas redes sociais da marca, a aba “Onde Encontrar” permite aos consumidores localizar facilmente os produtos através de um localizador interativo. Esse recurso facilita a busca, mostrando onde os itens estão disponíveis em lojas físicas e e-commerces parceiros.

A plataforma melhora a experiência do consumidor, evitando deslocamentos desnecessários e frustrações ao não encontrar os produtos desejados. Os consumidores têm acesso a informações precisas sobre a disponibilidade dos produtos, tanto em lojas físicas quanto online.

Exemplo de omnichannel: Case da marca Ninho
Case da marca Ninho

Além disso, a estratégia expande a presença dos produtos Ninho em regiões onde não há lojas físicas, permitindo que os consumidores comprem online. A integração é possível devido a plataforma da Gofind, que gerencia dados de positivação e fornece informações em tempo real sobre a disponibilidade dos produtos nos pontos de venda.

Serviços

Bosch Car Service

A Bosch Car Service adotou as soluções da Gofind em suas operações em quatro países para gerir a presença no Google de mais de 1.200 oficinas credenciadas de forma centralizada e escalável. A estratégia visa aumentar a presença digital das oficinas para atrair mais clientes para os serviços físicos, utilizando estratégias avançadas e inovadoras para integrar o online com o offline.

A Gofind, em parceria com o Google, executa anúncios geolocalizados chamados PMax Offline. Esses anúncios exibem conteúdo online e mensuram visitas aos estabelecimentos físicos, criando anúncios inteligentes que conversam com o público ideal e direcionam clientes para locais físicos, medindo os resultados com precisão.

Exemplo de omnichannel: Resultados alcançados pela Bosch Car Service com a parceria da Gofind

Resultados alcançados pela Bosch Car Service

Essa estratégia, conhecida como Online to Offline, utiliza tecnologia própria da Gofind e parcerias com o Google para criar experiências mais conectadas e levar mais clientes às oficinas Bosch Car Service. Em três meses, a iniciativa gerou mais de 55 milhões de visualizações nos perfis das oficinas e levou mais de 57 mil clientes para os locais físicos.

Veja mais sobre o case em: Bosch Car Service utiliza soluções Gofind e leva mais de 57 mil clientes da internet para suas oficinas

Indústria

Saint Gobain

A marca busca aumentar a visibilidade dos varejos parceiros e ajudar consumidores a localizar produtos próximos antes de sair de casa. Desenvolvido pela Gofind, o projeto utiliza uma plataforma de inteligência artificial para direcionar consumidores online até os varejos mais próximos, melhorando a comodidade e evitando rupturas.

A plataforma, disponibilizada sem custo para os varejos parceiros da Saint-Gobain, mantém os perfis das lojas atualizados com informações importantes e oferece um website gratuito. O serviço, em parceria com o Google, inclui postagens automatizadas baseadas no catálogo de produtos, aumentando a relevância e as interações com os clientes.

Segundo Camilo Leles, gerente de marketing digital na Saint-Gobain, a ferramenta agrega valor tanto para empreendedores quanto para consumidores, permitindo uma experiência de compra melhor e uma atuação mais precisa em marketing e vendas. A plataforma também fornece análises regionais de acessos e interações, além de avaliar a popularidade da presença digital das lojas.

Descubra mais detalhes sobre este caso em: Saint-Gobain inova com tecnologia Gofind que mostra aos consumidores onde encontrar seus produtos 

Aplicado com eficácia em diversos segmentos, o omnichannel transforma a jornada do cliente e aprimora a eficiência operacional das empresas. Ao integrar todos os pontos de contato com o consumidor, as empresas não apenas aumentam a satisfação do cliente, mas também impulsionam suas operações rumo ao sucesso no mercado atual.

Como a Gofind pode te ajudar

A Gofind existe para completar o marketing de indústrias, franqueadores, varejistas e prestadores de serviço com soluções que levam mais clientes da internet para os locais físicos onde a marca está presente. Além disso, evidenciamos o impacto do marketing na jornada de consumo.

Como? 

Com a metodologia Gofind, construída em etapas orgânicas e impulsionadas, em parceria com o Google, permitimos que as marcas possam:

  • • Padronizar e configurar corretamente os perfis da vitrine digital do Google de forma centralizada.
  • Garantir que não estão correndo riscos desnecessários que possam afetar a performance dos resultados e a reputação da marca.
  • Após construir uma base sólida com informações precisas, a marca está habilitada para atrair mais visitas às suas lojas e mensurar os resultados, investindo em Google Ads.

E isso é só o começo… Com o Analytics Online to Offline da Gofind, oferecemos insights valiosos sobre a performance dos locais físicos e a audiência online. Dessa forma, você sabe quem busca sua marca, compreende a demanda dos clientes em tempo real e alinha oferta e demanda para tomar decisões estratégicas embasadas em dados.

Conheça a Gofind e leve soluções inteligentes para o seu negócio!

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