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Se a sua empresa está buscando formas eficientes para a divulgar produtos e serviços, o Digital Merchandising pode ser uma ótima estratégia.
Muitas empresas tratam como essencial desenvolver seu merchandising também no digital para se destacarem no mercado.
Essa abordagem ajuda sua empresa a ser percebida no digital e atrair clientes para comprar na loja física.
Por isso, no post a seguir, vamos ajudar você e a sua empresa a entender melhor o conceito por trás desta estratégia.
Além de abordar os melhores exemplos e mostrar como aplicá-los nas suas ações de marketing.
Boa leitura!
Antes mesmo de falarmos sobre o conceito de merchandising digital, é preciso começar pelo início, buscando a definição do Merchandising tradicional:
Ele nada mais é do que um conjunto de técnicas que tem o objetivo de promover a apresentação e visualização de produtos para gerar ações no ponto de venda.
Isso acontece devido a intenção de aumentar a rentabilidade da empresa, exibindo os produtos no melhor local, durante o período correto, no preço e na quantidade conveniente para obter os resultados esperados.
Agora que temos clareza sobre o significado e o objetivo do Merchandising tradicional, podemos prosseguir e falar sobre como estes conceitos se aplicam ao marketing digital.
Como falamos acima, saber onde, quando, para quem e por quanto tempo exibir um produto, pode ser o fator determinante para o sucesso de uma campanha. Sobretudo em campanhas digitais.
Mais do que ter um preço competitivo, um design de embalagem coerente e uma campanha atrativa, é preciso preocupar-se também com a forma que o consumidor irá ver o seu produto online.
Para isso, escolher bem a plataforma virtual ou a vitrine online de exibição é essencial para as pessoas que buscam online possam encontrar a sua marca perto de onde estão agora.
Sabemos que o merchandising começou nas lojas físicas, para promover produtos devido a grande concorrência entre marcas, mas evoluiu e se adaptou à nova jornada de compra do consumidor, que hoje passa pelo ambiente digital antes de escolher onde comprar.
Até agora pudemos ver que é tudo questão de planejamento e estratégia, não existe fórmula mágica quando se trata de marketing, mas existem técnicas e ciência aplicada à arte de potencializar os resultados e atrair consumidores.
Por isso vamos prosseguir, nos aprofundando e tipificando o merchandising digital em 3 conceitos:
Baseado na segmentação de usuários, esse tipo de estratégia utiliza o cruzamento de dados do perfil do usuário online, com o seu histórico e ações em comum do público da marca.
Considera o comportamento ou interesse similares que as pessoas demonstraram no ponto de venda.
Conhecido como merchandising dinâmico. Nele, as informações, promoções ou descontos são customizados através de estudos de perfis em mídias sociais para disparar uma promoção única para cada cliente.
É customizado ou micro segmentado de acordo com algoritmos específicos de comportamento.
Nesse caso, o anúncio pode ser veiculado para uma pessoa, enviando promoções com base nas suas ações, compras ou buscas na internet.
Tão importante quanto se preocupar com a vitrine de exibição do seu produto ou serviço no ambiente digital, também é necessário utilizar técnicas e boas práticas para realizar um Digital Merchandising de sucesso.
Veja a seguir alguns pontos de atenção:
Existem diversas maneiras de se realizar o merchandising digital e as empresas precisam estar atentas a todas elas.
Afinal, hoje é praticamente obrigatório realizar ações de merchandising na internet independente do tipo de negócio.
Veja algumas das possibilidades:
As oportunidades são imensas e podem se adequar ao tamanho e verba das empresas.
Muito provavelmente você já assistiu a um vídeo, no qual uma blogueira utiliza e recomenda um produto, também já deve ter se deparado com um texto de blog que faz um review completo sobre produtos, marcas e serviços, destacando seus prós e contras.
Redes Sociais também desempenham um papel importante no Digital Merchandising, afinal elas são excelentes vitrines de exibição dos produtos.
Plataformas como o Google Perfil da Empresa (antigo Meu Negócio), por exemplo, possuem uma solução desenvolvida exclusivamente para empresas, mostrando ao consumidor onde, como e quais produtos ele pode encontrar.
Marketplaces, E-commerces e Localizadores de Produtos também possuem um papel fundamental na estratégia de marketing digital das empresas, funcionando como uma loja ou vitrine virtual dos produtos.
A partir delas, é possível efetuar buscas locais específicas por produto ou categoria, visualizar as informações essenciais do item como quantidade, preço, tamanho e disponibilidade, para aí então, eventualmente comprar ou dirigir-se até a loja mais próxima com estoque disponível.
Nós trabalhamos para completar o marketing das indústrias, franqueadores, prestadores de serviço e varejistas com soluções online to offline que aumentam o fluxo de pessoas nos locais físicos onde as marcas estão presentes e permitem evidenciar o impacto do marketing na jornada de consumo.
Além disso, somos a única plataforma que entrega a gestão completa do Google Perfil Empresas, com a digitalização do estoque da marca, site personalizado patrocinado, gestão da reputação da marca e painel de Insights dos consumidores para tomada de decisão estratégia de negócio.
Nossos diferenciais exclusivos incluem:
Digitalizamos o estoque do franqueado (caso tenha produto físico nas lojas).
Por sermos parceiros oficiais do Google, fazemos integração por API que dá escala e economia para o processo.
Além de responder às interações, classifica os reviews permitindo que a marca atue nas avaliações e questionamentos de forma mais eficiente.
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