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Quando se trata da jornada de compra online ou em lojas físicas, a pesquisa no Google é uma etapa essencial desse processo. 

Isso considerando a utilização de todos os tipos de aparelhos eletrônicos, o primeiro passo para a decisão de compra é pesquisar no Google.

Também é importante ressaltar que tanto em compras online (utilizando computador ou celular), ou em lojas físicas, a pesquisa por produtos em Marketplaces ocupa a segunda posição, seguido por buscadores de imagens, como o Google imagens, por exemplo.

Desta forma, o Marketplace tende a ser utilizado de forma mais prática pelo consumidor, deixando seu status de tendência, e tornando-se um canal objetivo de compras online.

Gráfico com canais onde os consumidores mais pesquisam para comprar um produto ou serviço, seja online ou na loja.

Fonte: https://br.hedgehogdigital.co.uk/seo-blog/state-of-search-brasil-4/.

Principais canais de busca online

O Google ainda é o principal canal de buscas no Brasil. 

Contudo, o Youtube tornou-se o segundo canal mais pesquisado, tomando o lugar dos ambientes digitais particulares das empresas, como websites e páginas de vendas, por exemplo. 

Esse movimento acontece devido aos diversos reviews, comentários e relatos de experiência com produtos na plataforma de vídeos. Estes conteúdos ajudam no processo de convencimento de um usuário online.

Veja os principais canais de busca online pelos brasileiros:

  1. 1. Google
    88% das buscas online pelo desktop e 86% das buscas online pelo smartphone.
  2. 2. Youtube
    53% das buscas online pelo desktop e os mesmos 53% pelo smartphone.
  3. 3. Site das empresas
    51% pelo desktop e 47% pelo celular.
  4. 4. Instagram
    44% das buscas pelo computador e 50% das buscas pelo smartphone.

    Fonte: https://br.hedgehogdigital.co.uk/.

Google protagonista nas buscas orgânicas

O Google segue sendo o principal canal de buscas online no Brasil. Porém, apesar de se manter na liderança, nota-se que o Google perdeu parte do seu domínio nas buscas, principalmente nas buscas por voz.

Esse tipo de busca, vem ganhando espaço em ferramentas como o Youtube, por exemplo, alcançando o segundo lugar e ultrapassando a pesquisa por produtos em sites das empresas.

Quando se trata de pesquisa por digitação no buscador, o Google lidera com 88% das buscas no desktop e 86% nas buscas pelo smartphone.

Já o Youtube, vem ganhando espaço nas buscas por voz e corresponde a 48% das buscas por voz em computadores e 43% das buscas utilizando o smartphone.

Outros canais como site das empresas e Instagram, possuem fatias menores das intenções de busca, mas também vem ganhando espaço na jornada de compra.

Blogpost online to offline.

Google como primeiro passo de pesquisa para compras 

Muitos brasileiros usam o Google como primeiro passo para compras ou pesquisas relacionadas às compras, aproximadamente 25% dos das pessoas pesquisadas relatam utilizar o Google para que a partir dele comece a navegar em diversos sites em busca do produto ou serviço desejado.

Isso demonstra a força do buscador para encontrar produtos, serviços e locais no mapa. 

Esses dados nos mostram que 7 a cada 10 consumidores buscam no Google antes de realizar qualquer tipo de compra.

Assuntos mais procurados nos canais de buscas

Veja a finalidade das pesquisas realizadas nos canais de busca pelos brasileiros:

Tabela com a finalidade das pesquisas realizadas nos canais de busca pelos brasileiros.

Fonte: https://br.hedgehogdigital.co.uk/

A importância da pesquisa online para compras em lojas físicas

Para esse tipo de jornada mais híbrida de consumo, a pesquisa online é uma etapa essencial em todos os tipos de compra. 

Além disso, independente do dispositivo utilizado, desktop ou smartphone, o primeiro passo para se tomar uma decisão de compra é realizar pesquisas na internet, utilizando o Google ou em outros buscadores como Bing, Yahoo, entre outros.

Dessa forma, a importância da pesquisa online que precede a decisão no momento da compra é essencial, pois ajuda o consumidor a conhecer e entender bem o produto ou serviço ofertado, antes mesmo de efetivamente ir até uma loja.

Visto que boa parte dos consumidores inclui a busca como uma etapa crucial antes de realizar uma compra. 

Saiba como conectar estes dois momentos da jornada híbrida do consumidor em nosso blog post: ROPO: como conectar estratégias digitais e vendas no mundo físico.

Blogpost sobre ROPO, Pesquisa Online, Compra Offline.

Comportamento do consumidor brasileiro antes de realizar uma compra

Veja os primeiros passos que uma pessoa realiza antes de tomar a decisão de compra no brasil, considerando dados de pesquisas atuais em mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing, Youtube, Instagram, entre outros.

  • Procura se informar sobre detalhes do produto ou serviço: 54%
  • Busca no Google o site da marca que quer comprar: 15%
  • Navega por diversos sites para pesquisar sobre o produto ou serviço: 13%
  • Vai na aba “shopping” do Google para ver ofertas: 11%
  • Realiza a pesquisa mas deixa para comprar em outro momento: 4%
  • Busca informações sobre a marca ou empresa: 2%
  • Busca no Google e compra imediatamente: 1%

Fonte: https://br.hedgehogdigital.co.uk/seo-blog/state-of-search-brasil-4/.

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